0
Atividade da aula de Jornalismo Cultural. Resenha- School of Rock
Posted by Brenda Gomes
on
22.6.12
School of Rock - O filme
School of Rock (Escola de Rock), é um longa metragem americano, de comédia, com final feliz, dirigido por Richard Linklater, e traz Jack Black, como protagonista. O filme lançado em 2003, orçamentado em 35 milhões de dólares, foi alvo de críticas positivas no seu país de origem. O audiovisual também foi indicado ao Grammy, na categoria "Melhor Trilha Sonora" e ao Globo de Ouro, na categoria "Melhor Ator em Comédia ou Musical", na qual o protagonista concorreu.
É um daqueles filmes que tornam-se a sensação do momento nas bilheterias e meses depois conquistam o público em outros países.
Na trama, Black dá vida ao personagem cara-de-pau, Dewey Finn, um guitarrista irreverente, apaixonado pelo Rock and Roll e busca a fama como roqueiro. A atrapalhada começa quando ele é expulso da banda e tem que arranjar um emprego para pagar o aluguel da casa onde mora.
Ao atender a um telefonema de uma escola, dirigido ao amigo Ned, chamando-o para ser professor, Dewey vê aí uma oportunidade de ganhar dinheiro e aceita a oferta de emprego, assumindo a identidade do amigo. Torna-se um professor e passa a lecionar em uma escola bastante tradicional. No entanto, sem nenhuma desenvoltura para dar aulas à turma da 5ª série, ele enrola mais do que ensina.
O ápice da história se dá quando ele descobre que seus alunos têm aula de música, na grade curricular. Esperto, transforma seus alunos em uma banda de Rock e os incentiva a participarem de uma competição com bandas de outras escolas. O problema é que os garotos não entendem de Rock e, a partir daí, o professor enrolado passa a dar aulas de verdade.
De forma subliminar, a obra retrata a relação entre aluno e professor, nas escolas norte-americanas, e como esse relacionamento tem ficado cada vez mais formal e rígido. Além disso, também explora a pressão feita pelos pais às escolas e às crianças. No decorrer do filme, o telespectador ouve músicas tocadas pelas bandas Ramones e Deep Purple, além de composições da própria banda criada na trama. Perto do “The End”, o protagonista surpreende.
Postar um comentário