2

A escolha da área de atuação

Posted by Brenda Gomes on 23.4.11
  Rádio, tv, internet, impresso, assessoria, fotografia...são vários os campos de atuação do Jornalismo.     Isso não quer dizer que conseguir emprego nessa carreira é fácil, mas como baiana "arretada", não vou em busca do mais fácil.

  Primeiramente, pesquisei bastante cada área e me identifiquei com algumas, são elas: tv e rádio.  Às vezes penso que estou querendo demais, que deveria trabalhar na redação. E quem disse que eu não quero trabalhar na redação? Tudo bem que querer não é poder, mas eu quero ter experiência como redatora e produtora ( pensando bem, se me chamarem para segurar o cabo da câmera, eu vou feliz). Pretendo começar em alguma dessas funções, para quando tiver experiência o suficiente, ir para a televisão. Quero ser repórter. Dizem que é a pior das áreas, até os próprios repórteres já me disseram isso, ah, mas é o que eu quero e não é pelo status, é porque sinto uma coisa inexplicável cada vez que vejo um repórter enfrentando perigos pela reportagem.

  Recentemente comecei a me interessar pelo radiojornalismo.Pensei que se eu fosse repórter não poderia ser radialista, mas vi que não é bem assim. A jornalista Aline Castelo Branco, por exemplo, é repórter e, atualmente, tem um programa na rádio Metrópole, a Andréa Silva, também é repórter da TV Bahia e apresenta o programa Salto Alto, na rádio CBN.
Está aí, mais uma opção que precisa ser amadurecida.
Mas uma coisa é certa: rádio, tv, jornal ou revista. Qualquer que seja o meio, eu vou ser jornalista.

|
2

A escolha da profissão

Posted by Brenda Gomes on 18.4.11
Desde que comecei a me entender por gente, quis ser escritora. Lápis, superfície lisa e muita imaginação sempre foram meus aliados na escrita. Onde sobrava espaço, lá estava eu deixando a minha marca. Cresci e descobri o Jornalismo. Foi IDENTIFICAÇÃO À PRIMEIRA VISTA. Embora minha família não concorde com a escolha, não vou deixar de fazer o que ME AGRADA. Sempre ouvi minha mãe dizer: vai ser médica ou advogada, é o meu sonho que você seja uma médica bem sucedida ( pera aí, e o meu sonho?).
Sucedida eu vou ser, sim, mas na profissão que escolhi, Jornalismo. Penso que como médica, se me chamarem para um plantão, eu vou de mau- humor, com vontade de matar o paciente. Como jornalista, ah...aí eu vou com o MAIOR PRAZER, mesmo que seja de madrugada e ainda agradeço por terem lembrado de mim.
Anos se passaram até a a hora da decisão, talvez a mais importante da minha vida: a hora do vestibular.
Me inscrevi para Jornalismo, é claro. O resultado de tanta empolgação foi a colocação de 1ºLUGAR NO VESTIBULAR. Isso mesmo, a VONTADE começou a virar REALIDADE.
Atualmente, estou cursando o 3º semestre. Os dois primeiros passaram tão rápido, mas trago comigo os ensinamentos e as notas 10. Claro, não poderia deixar de citar o meu desempenho acadêmico e tudo por causa da profissão. Espero assim continuar nessa longa jornada, muitos altos e baixos estão por vir, mas enquanto isso, vou me dedicando para dar orgulho primeiramente a mim e, posteriormente, a todos aqueles que foram como PEDRAS NO CAMINHO.
É isso aí!

|

Todos os direitos reservados a ; Antes que eu vire foca | Criação de FalconHive | Edição de Brenda Gomes.